sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Primeiras impressoes desse novo país novo

Já se foram duas semanas, quase 3.

A primeira semana só me serviu pra passear, já que minha chefe teve que fazer uma viagem imprevista para Trinidad y Tobago, entao tive que esperar ela voltar.

De cara a primeira coisa que me assustou foi: isso aqui parece o Brasil!!!! Na verdade essa cidade parece uma Sao Paulo menor. Feia, suja e caótica. Estou na capital do país, Ciudad de Guatemala. Uma cidade grande e muito perigosa. Por esses dias mesmo, soube de um tiroteio de uns 30 minutos, com uns 4 mortos, dentro de um shopping bem no centro comercial da cidade!


Mas a cidade tem seus pontos positivos também. A populacao é muito simpática, por onde anda eles te cumprimentam com um “que tal?” ou “buenas”, mesmo sem se conhecerem. Nas lojas também, sempre se despedem com um “estoy para servi-lo”, na hora do almoco por onde se anda houve-se um “buen provecho” (comecando as 11:00 e se estende até as 17:00!!!)

Em muitos pontos, o povo se parece com os brasileiros, apesar da grande pobreza em que a maioria vive... maioria mesmo (se ve a pobreza aqui em qualquer lugar que vá, mesmo nos bairros mais ricos), sempre estao sorrindo e sempre muito simpáticos.

Aqui também se parece muito com os EUA. A neurose deles com a violencia é gigante. Tá certo que a violencia aqui é grande, mas nao é muito diferente de Sao Paulo ou Rio, e eles a todo momento cruzam as avenidas tentando escapar de pessoas suspeitas, nao saem de casa a pé após as 18:00, e os bares e boates fecham no maximo a 01:00.


Dia 15/09 foi o dia da independencia aqui, e ao contrário do Brasil, eles comemoram muito, afinal levaram uns 200 anos pra conquista-la de fato. A cidade vira uma loucura na véspera, escolas do país inteiro vem para a capital para suas bandas desfilarem nas ruas, e os estudantes correm em grupos pelas ruas a noite segurando tochas acesas e gritando em meio aos carros. No dia seguinte comecam os desfiles por todas as ruas do centro. Muito bonito e chato tbm... mas enfim, tradicao é tradicao.



A comida daqui é muito boa!!! Vlw Cíntia!! Os sabores nao sao muito diferentes do Brasil, já os ingredientes... Comem tortillas todos os dias, feijao todos os dias, mas amassados (volteados) e no café da manha, guacamole quase todos os dias, muito frango, perú, sopas... To vendo que eu vou engordar por aqui... Putz, e o café daqui é bom demais (ataualizacao: depois de 3 meses descobri que o café daqui nao é tao bom assim. Os que eu tinha tomado nessa época eram diferentes do que se bebe normalmente aqui, que parecem mais um chafé)!!! Eles dizem que é melhor que o do Brasil... eu nao acho. Ah, e o café é sempre servido em uma caneca grande. Nunca em xicarazinhas...cafézinho aqui nao existe.

Quanto ao meu trabalho, estou escrevendo daqui agora. Trabalho na Novartis Farmaceutica S.A., com RH. Comecei a 2 semanas. Como podem perceber, por enquanto nao tenho muito o que fazer. Apenas conhecendo a empresa, e tentando me acostumar aos horários degradantes... acreditam que tenho que trabalhar todos os dias das 08:00 as 16:30(atualizacao: a mamata já acabou, agora é até as 5:30, as vezes mais. E nao me pagam hora extra)!!!! E ainda nas sextas posso ir embora no almoco! É o cúmulo, vou me queixar na embaixada.

Acho que é isso. Coloquei algumas fotos no orkut e facebook.... acabei de lembrar que nao comentei sobre a AIESEC daqui, entao farei isso no proximo post.

Provecho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário