terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Why Guatemala???

Que tal muchis??!!

Tinha um post preparado já faz umas 2 semanas (antes de abrir esse blog), mas inspirado por um post de um amigo que está apanhando na Índia, eu vou fazer um addendum aqui, com um novo post.

Lembro que desde que recebi a notícia que havia sido aceito para trabalhar na Novartis na GUATEMALA, muitas pessoas (leia-se todas as pessoas) me perguntavam: Mas porque pra Guatemala?

"Que que ce vai fazer lá? Que que tem lá? Fica na ásia? É na África? É nos EUA? Onde raios é Guatemala? Que língua eles falam? Tem médico/dentista? Tem índio?!!!!!!!!!"

E minha resposta era: Nao escolhi a Guatemala, Ela me escolheu.

Realmente, quando buscava meu intercambio nao tinha em mente um país específico, sabia apenas que tinha que ser na América Latina ou no máximo Europa e Canadá. Por questoes financeiras era impossível ir pra mais longe.

Confesso que nao conhecia nada sobre a Guatemala, só tinha ouvido falar que existia e que ficava na América Central (muito mais informacao que a maioria, aposto). Quando comecei a pesquisar sobre o país, descobri que havia muito mais coisas em comum com o Brasil, e tantas outras coisas maravilhosas, que só pelo turismo já valia a pena vir pra cá:

  • Antigua Guatemala: lembra muito as cidades coloniais de MG e do RJ.Antigua Guatemala
  • Petén: se parece muito com a Amazonia (com piramides)
  • Verapaces: lembra as partes onde ainda existem Mata Atlantica.
  • as idas pra praia lembram as descidas pela serra (as praias nao lembram muito, já que sao de areia preta)
  • Vulcoes por todos os lados, por do sol na praia, cultura Maia, feijoes no café da manha (tá isso é estranho)... coisas que nao existem no Brasil e que sao maravilhosas!!!!
Quando cheguei aqui, descobri que ainda existiam mais coisas como a simpatia do povo Chapin, e o clima ameno e constante que faz aqui (no more sweat days!!!).

Enfim, estou adorando a experiencia aqui. Guatemala, corazón del mundo Mayaé um país belíssimo e que me merece muito a visita!


Fuerte abrazo!!! Seguimos platicando!


p.s. as respostas para as perguntas do início do post:
Vou trabalhar. Tem tudo isso aqui. Nao. Nao. Nao. Na América Central, fronteira norte com o México, fronteira sul com El Salvador e Honduras. Espanhol e mais 22 línguas regionais. Tem. Nao sao índios, sao descendentes maias.


Um comentário: